Governo recua e revoga portaria da Receita Federal que aumentava a fiscalização do Pix

O Governo anunciou nesta quarta-feira (15) que decidiu revogar a norma da Receita Federal que aumentava a fiscalização sobre transações de pessoas físicas via Pix que somarem ao menos R$ 5.000 por mês. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) acionou agências para pedir uma nova campanha publicitária explicando a revogação e desmentindo a fake news da taxação do Pix. O anuncio foi feito no Palácio do Planalto, pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.


A decisão ocorre após Fernando Haddad se reunir com o novo ministro da Secretaria de Comunicações, Sidônio Palmeira, durante a manhã desta quarta (15). A revogação acontece no momento em que passou a circular desinformação sobre a medida.


Em vídeo que ultrapassou 100 milhões de visualizações no Instagram, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) sugere que o aumento da fiscalização das transações poderia representar no futuro a taxação das movimentações via Pix.


“O governo Lula vai monitorar seus gastos. E o Pix não será taxado, mas é sempre bom lembrar… A comprinha da China não seria taxada, mas foi. Não ia ter sigilo, mas teve. Você ia ser isento do imposto de renda, não vai. O Pix não será taxado, mas não duvido que possa sim. Quem mais será afetado por esta medida serão os trabalhadores, que serão monitorados como se fossem grandes sonegadores”, diz o deputado no vídeo.



O impacto do vídeo divulgado pelo deputado Nikolas Ferreira provocou preocupação no Palácio do Planalto e motivou a convocação de uma reunião com ministros e outros integrantes do governo para debater o assunto.


*Com informações de Metrópoles, Carta Capital e Bahia Notícias




Postagens mais vistas

Multinacional do Setor Alimentício Abre Novas Oportunidades com Contratação Imediata

📌 Vagas de Emprego Disponíveis no SINE – UAI - 23/01/2026

🔥 Oportunidades Profissionais em Indústria Farmacêutica de Grande Porte

📌 Vagas de Emprego Disponíveis no SINE – UAI - 28/01/2026

Trabalhar na Eurofarma: Salários, benefícios e como participar do Processo Seletivo

Multinacional do Setor Farmacêutico Abre Novas Oportunidades de Emprego no Brasil

Oportunidades Profissionais em Indústria Farmacêutica Consolidada

Área Administrativa em Plano de Saúde Abre Oportunidade de Entrada no Mercado

Supermercado Abre Processo Seletivo: Vagas CLT com Benefícios e Registro em Carteira

Empresa de Grande Porte Abre Oportunidade Efetiva com Benefícios e Contratação CLT